Este tipo de perfil é uma constante nas Terapias. E é um autêntico berbicacho para nós, Terapeutas, aprendermos a lidar com este pessoal.
Todos nós (sim TODOS NÓS SEM EXCEPÇÃO!) já fomos tóxicos na vida de alguém.
Este conceito pode ter diversas interpretações mas um relacionamento (considero qualquer interacção humana um relacionamento, não interessa a sua longevidade /duração) tóxico é aquele que nos faz sentir infelizes, drenados, cansados, pesados. Onde existem discussões, ciúmes e sentimentos de posse.
O comportamento (Inconsciente) tóxico é motivado pela Dor Interior. A pessoa só sabe reagir daquele modo. É algo que considera normal e natural. Não confundir por favor com a Toxicidade Consciente. Que são os mentirosos compulsivos, os manipuladores, etc. Isso é outra casta.
Não conheço um Terapeuta que não tenha sido minimamente tóxico para com os que o rodeiam no início do seu Despertar Consciente. Num acto que considera ser de Amor (mas é o Ego muito bem disfarçado) tenta Curar tudo e todos quase à força (bruta)! Mas como diria Hipócrates : "Antes de Curar alguém, pergunta - lhe se está disposto a desistir das coisas que o fizeram adoecer." Quando absorvemos este ensinamento passamos a Aceitar as Escolhas do Outro.
Se nos pedir ajuda óptimo, se não óptimo também.
A questão torna-se complexa (para os Terapeutas) quando os Clientes são tóxicos.
Existem diversas versões : os que saltitam de Terapeuta em Terapeuta, solicitando os mesmos Serviços ou semelhantes. Porque um bom Terapeuta chega a uma altura e começa a cobrar evolução e resultados comportamentais no seu Cliente. E neste ponto o Terapeuta já não presta, pois não é capaz de lhe resolver o problema e o Cliente muda de poiso.
Há aqueles que vêm a uma consulta. O Terapeuta (que por algum motivo tem esse título) acerta nos "Botões" certos e Observa a completa negação e indignação e a constatação absoluta (na ideia do Cliente) que o Terapeuta é um maluquinho de Arroios que não faz ideia do que diz.
Para os Terapeutas que trabalham (também) com o Corpo (Físico) é o escambal! Resmas de equivocados! Resmas! E acreditem ou não é diametral a todos os sectores : Tantra, Drenagem Linfática, Recuperação, Terapêutica, Thay, Shiatsu, you name it! E não interessa onde o Terapeuta anuncie, nem todos os avisos de Serviço Profissional. Há sempre quem fantasie que haverá possibilidade de regalar a vista ou apalpar uma carnucha.
O que têm todos estes Clientes Tóxicos em comum?
Criaram Expectativas sobre a actuação do Terapeuta. O nosso papel não é passar a mão na cabeça nem dar Razão e muito menos compactuar com o Vitimismo. Temos a Responsabilidade de amparar no Processo de Cura. Por já termos atravessado essa Floresta espinhosa (e em boa parte do caminho sozinhos) sabemos o que custa. E este é o nosso Calcanhar de Aquiles. Por termos pleno Conhecimento da Resistência que acontece quando se tenta sair da Zona de Conforto, temos tendência (numa fase inicial) a ser (talvez demasiado) benevolentes.
Reconhecemos que um Cliente tem um comportamento tóxico. Identifica-mos as causas. Somos Compassivos e Compreensivos. Procuramos cultivar a Paciência, principalmente naqueles dias em que a pessoa pisa o risco e nos faz baixar a Frequência. Por mais que se chame a atenção a evolução é zero!
Muitas destas pessoas já nos fizeram colocar em causa as nossas capacidades como Terapeutas. A Energia Tóxica tem destas coisas...
Os que vêm só uma vez podem abalar em maior ou menor escala. Mas os piores são os recorrentes. Que gostam de ser vítimas e dali não querem sair. O Terapeuta tomando Consciência desta questão vê - se inútil e perde a vontade de trabalhar com esse Cliente. E é difícil (emocionalmente) despedir um Cliente. É o mais correcto. Pois um Terapeuta Profissional não atende pessoas para encher o bolso e sim para Transformar Vidas! Não interessa qual o Processo que se utilize : esse é o Objectivo Final!
E estas pessoas tóxicas muitas vezes ainda vão falar mal do Terapeuta a outras pessoas. Continuam a exprimir a sua toxicidade, pois cada um só consegue Dar aquilo que tem dentro do Coração.
Amithaba.
Relacionados:
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2019/02/o-pesadelo-dos-terapeutas.html
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2020/12/taca-e-medalhas.html
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2020/12/isto.html
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2021/02/o-egoismo-humano.html
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2019/10/vos-os-ignorantes.html
https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2020/10/ate-alma-me-doi.html
Sem comentários:
Enviar um comentário