terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Isto...


 


Tenho andado para escrever sobre isto já faz algum tempo. Ando a procrastinar porque ainda me incomoda. E escrever é sempre uma catarse.

Isto no dicionário é definido como: interjeição, pronome demonstrativo e substantivo masculino. Embora ususalmente  o utilizemos num tom pejorativo... Numa mistura pronomo-interjeitiva (A probabilidade desta expressão existir é praticamente nula... Estou perfeitamente Consciente de tal... ) acaba por ser utilizado de modo a nem nos termos de referir directamente ao que pretendemos representar no discurso.

Portanto quando nos colocam (a nós Terapeutas) este género de questão: " Então já fazes isto há muito tempo?" / " Só fazes isto ?", a única resposta possível é rosnar entredentes um  "Isto o quê??!!"

Consegue ser verdadeiramente desconcertante, principalmente se tivermos em conta que a maioria das vezes esta questão é colocada presencialmente... Ou seja, existe um pressuposto de que a pessoa confia no nosso trabalho! 

Mesmo que não compreenda o Todo que um Terapeuta tem a oferecer resumi-lo a um isto, é no mínimo deselegante. Analise-se sendo outra profissão iria colocar a questão do mesmo modo? Seja qual for o modelo de negócio! Questiona ao Dentista, ao Talhante, ao Sapateiro: "Então já faz isto há muito tempo?" Tenho sérias dúvidas...

É que o meu Isto inclui: massagens, aconselhamento sobre exercícios de manutenção pós-massagem, limpeza energética, orientação espiritual, psicoterapia, canalização de mensagens de Mentores, formação em massagem e Terapias Holísticas, alinhamento de chakras, interpretação de Oráculos, Constelação familiar, coaching, Apometria... E tenho a certeza que os meus Clientes conseguem acrescentar itens à lista... 

Sei que existe (agora) a Moda de se dizer Terapeuta, tal como já ocorreu com os Personal Trainers ou Reikianos... Daí a importância de se "investigar" qualquer Serviço antes de o contratar! Eu faço isso! 

E sim, tenho Plena Consciência de que estou a Espelhar no Outro a expectativa de comportamento baseada no que eu tenho/teria perante a situação X. Sim, a minha Resistência em terminar este artigo é revelador da espessura desta camada do Ego... Sim, os Terapeutas também têm questões com o Ego... Não sabiam? Tivéssemos nós Todos os nossos Traumas e Bloqueios identificados e Curados seriamos Budas... 

A diferença primordial entre um Terapeuta e uma Pessoa Comum é que o primeiro procura activamente Estar Consciente das suas potenciais falhas... Procura entendê-las, amá-las e curá-las... Usando esse Conhecimento para ajudar o Próximo... 

E é isto que um Terapeuta faz... 


Relacionados:








Sem comentários:

Enviar um comentário