sexta-feira, 14 de maio de 2021

O Pântano dos Rascunhos

 




Sabem aquelas pessoas nocturnas? Que são super-hiper-mega produtivas de madrugada? Eu sou uma dessas alminhas. É quando a minha criatividade está ao rubro. 
Tinha eu terminado de visualizar o dia 2 do Challenge do Tony Robins e um dos meus Trainees fez pop-up no whatsapp. Eram 3 da manhã! (Desaconselho a terem esta atitude se não tiverem uma grande intimidade com a minha pessoa.

Sendo ambos escritores, embora ele esteja num estágio diferente do meu, é um dos pontos que incentivo a ser desenvolvido. No Challenge fomos incentivados a descobrir a nossa mess (confusão) que pode ser transformada na nossa message (mensagem). Pois é assim que vamos definir o nosso Dot (nicho). 

Este exercício obriga-nos a olharmos para o nosso Interior, para a nossa História de uma forma profunda. E é comum a pessoa achar que não tem nada "de jeito" para ensinar/partilhar. É aqui que o trabalho do Treinador/Coach se vê. 

Concentrei-me. Foquei na Sua História. Entrei em frenesim criativo e comecei a lançar Títulos, que tanto podem servir para Programas de Assinatura, para Workshops ou simplesmente para Crónicas no blog. Claro que adorou. Eu sou excelente no copywriting (qualquer dia dedico-me à séria a isso). Massss... Tinha de haver o raio de um Mas... Digna-se a responder-me deste modo:

"Já criei um rascunho com os títulos que falaste... Tá criada a ideia. 😍😉"

Atirei-me ao ar e a minha resposta foi o que se segue:

"FODA-SE OS RASCUNHOS!
Quero um texto hoje..já...agora.
Tu és um acumulador de rascunhos.
Esse é o teu auto-sabotador!
É assim que a Energia estagna!
O Pântano dos rascunhos."

Podem considerar que fui um bocadinho xistosa. Mas eu sei como tirar as pessoas da Zona de Conforto e pô-las a produzir Resultados. Quem quer sobreviver pela existência à espera da reforma. Que o faça. Longe de mim! Eu Oriento e Acompanho o Caminho daqueles que querem Viver uma Vida com Propósito! Devem pensar que ando a coleccionar Certificados para enfeitarem as paredes...


Desta conversa nocturna surgiu este desafio. De cada um escrever o seu ponto de vista sobre o Pântano dos Rascunhos. 

Porque há quem viva de rascunho em rascunho. É sempre amanhã. É sempre depois de se contornar este ou aquele obstáculo. É quando se terminar o Curso/Formação. E as ideias vão perdendo viço... Vão perdendo sentido... Perderam o seu momentum... 

Os rascunhos são uma parte importante do Processo Criativo. Escrevemos. Riscamos. Reescrevemos. Surgem epifanias. Mas de que serviram se foram para a pilha ou para a gaveta? Esse rascunho perfeitamente imperfeito poderia ter sido a Salvação de alguém... O Lixo de um é o Tesouro de outro. Eu já escrevi posts debulhada em lágrimas de sangue. Que preferia, honestamente, que jamais tivessem visto a Luz do dia. Mas alguém me veio agradecer por ter tido a Coragem de me desnudar daquela forma. Porque se Sentiu entendida na sua Dor, que considerava única. 

Drenar o Pântano das Sombras é estar ao Serviço da Humanidade. É um Caminho árduo mas exequível. E que te levará cada dia à Tua Melhor Versão. 

Vamos sair do Pântano e Viver a Vida com um Propósito?





Relacionados:















Sem comentários:

Enviar um comentário