sábado, 9 de junho de 2018

Perdoa-te a Ti mesmo


Imagem relacionada


Perdoar o Outro é relativamente fácil., principalmente se nos soubermos colocar no lugar do Outro.
Mas... e perdoarmo-nos a nós próprios?
Uma imensa parte da Carga emocional que carregamos advém da Culpa. O Outro até já nos perdoou a falha, mas nós próprios continuamos a martirizarmo-nos por esse acto.
Para existir uma mágoa emocional é porque algo inteferiu com o nosso Ego. E nós reagimos!
A questão é que reagimos com base nestas premissas:o Passado e o Futuro.
Se alguém/algo nos magoou no Passado, sendo confrontados com esse alguém/algo novamente, vamos buscar as memórias e reagimos em conssonância. Mas o alguém/algo do Passado não é o mesmo do Presente. E acabamos por ter uma reacção discrepante. É assim que surgem os conflitos. Esperamos que a acção seja A para que a nossa reacção seja B. Mas a acção afinal foi C e ficamos sem saber como reagir ao Desconhecido. Perdemos o sentido. E o Ego tenta manter a familiaridade e reage B numa tentativa tosca de que a acção C se tranforme em A. E no meio desta luta de Egos soltam-se palavras e atitudes que se (soubéssemos e ) vivêssemos o Presente não teriam ocorrido...
E ficamos magoados... porque magoámos alguém com quem temos afinidade e porque fomos magoados de volta...
É nesta altura que tentamos perceber o que foi que aconteceu? E na maioria das vezes procurar UM culpado! Uma grande tolice! Pois ambos são culpados! Um porque agiu, o outro porque reagiu!
Tomem consciência: porque um agiu de certo modo? Perdoem! Porque reagiram daquele modo? Assumam os vossos medos, falhas, imperfeições. Perdoem-se a vós mesmos. Peçam perdão ao outro assumindo a vossa parte. Dominem os vossos Egos.
Não projectem medos no Futuro com base no Passado! Estamos em constante mudança... Permitam-se viver tranquilamente o Presente!
Se é fácil? Não! É um Caminho cheio de avanços e recuos. Praticar o Perdão requer esforço e dedicação, pelo menos no início... Depois torna-se um estado natural.
Só por hoje perdoa-te a ti mesmo...

Sem comentários:

Enviar um comentário