quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

As Armadilhas do Ego




Já o referi anteriormente : o Ego é Tudo aquilo com que nos identificamos. Sejam coisas concretas (como pessoas... objectos... organizações) ou apenas ideais.

Ao longo desta existência identifiquei-me (comparativamente a outros seres humanos) com pouca coisa. Talvez seja defeito de quem foi ensinado a questionar... Não sei...
Claro que tive os meus momentos de identificação Inconscientemente forçada. E digo-o desta forma porque quis (Eu) à viva força sentir que fazia parte de Algo.
Aos poucos fui aprendendo a ouvir a Minha Voz Interior (a do Coração) em vez das vozes alheias. Não que as tenha deixado de escutar. Preciso delas! Mas aprendi a absorver o Conhecimento questionando - o. Escuto. Questiono. Medito. Procuro perceber como aquele Conhecimento me pode ajudar a evoluir ou não. Pois existem linguagens diferentes.

Isto apenas para esclarecer que não sou nenhuma tontinha a debitar frases feitas! Tudo o que escrevo advém da Minha Experiência. Não pretendo debitar verdades absolutas...

Voltando ao tema... Já pararam para pensar o quão grande é o Vosso Eu?
O que defendem com unhas e dentes? E porque o fazem? Porque é que a Vossa Verdade é válida e a do Outro não?
Sentimo-nos ofendidos por Algo/Alguém se o nosso Ego considerar que tal nos pode causar dano. E grosso modo reagimos agressivamente. O que provavelmente irá causar uma reacção negativa no Outro... E está instalada a confusão! Que resolve? Rien de rien!
Aceitem o Outro como ele é! Sem julgamentos! Com Compaixão!
Se considerarem que a atitude/comportamento do Outro é desadequada para o vosso Entendimento. Simplesmente afastem-se! Sem Julgamentos, sem Culpas. É que primeiro vem o Amor-Próprio. E se ainda estão num estágio evolutivo que não vos permite conviver com pessoas tóxicas sem serem afectados, estão no vosso pleno direito!
Questionem antes de defenderem acerrimamente algo : "Porque me ofendi eu com Isto?".
Compreendam que faz parte do vosso Ego. Estão a reagir Inconscientemente. Pois a vossa Mente teve uma Percepção da Realidade. Parem... Questionem... Meditem... Continua a fazer sentido?...

Sem comentários:

Enviar um comentário