sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Vergonha no Holismo


 

"(...)Quando perguntei se você ainda deseja continuar no mercado atual, eu mesmo respondi que desisti. Não desisti do Holismo, obviamente, mas desisti de ser o mesmo do mesmo, de estar no meio de quem joga contra meus esforços e serviços. Desisti de fazer parte de algo que está puxando a todos para baixo, principalmente os bons. Vejo e conheço excelentes profissionais que não decolam suas carreiras ou não recebem o valor justo por seus serviços simplesmente por não quebrarem o muro da vergonha que carregam consigo. Não se posicionam, não dizem por que vieram e o que poderão fazer aos clientes que buscam e precisam de bons serviços e bons profissionais. Muitos estão desenganados pelas “ciências”, não conseguem as respostas que estão na alma e podem sim ser ajudados pelas terapias alternativas. É preciso, todavia, qualificação para atender a tais demandas.

A vergonha, somente para ilustrar, é o mesmo que ocorre com muitos dos/das massagistas.

Massagem é uma arte admirável. Morei na Tailândia, meca mundial da massagem, e presenciei a seriedade de uma formação em massagem tailandesa, que lá é extremamente popular, inserida na cultura, e valorizada como tal, em todos os níveis sociais. Mas foi lá, só lá tive esta percepção. Faço a mea culpa. Enquanto no Brasil, o conhecimento popular entende que a massagem tailandesa seja algo sexual, obscuro, que resulta no famoso final feliz advindo do orgasmo, com nudez envolvida e o “algo mais”. Ignorância pura, que eu também pensava antes de conhecer a verdade, pois foi o que aprendi, até por que nunca me preocupei em procurar o certo sobre o tema. A verdade sempre precisa ser buscada. A minha primeira massagem na Tailândia, feita por uma senhora bem idosa, que tive pena ao vê-la imaginando lidar com meu corpanzil, me fez mudar de ideia ao me dobrar todo com a maior facilidade do mundo, fazendo doer cada músculo do meu corpo e pedir a deus clemência, em tortuosa sessão que apenas entendi ao final, em grande situação de bem-estar. O final feliz ocorreu, mas não foi sexual. Foi uma sensação maravilhosa e uma gratidão à técnica, incontáveis vezes realizadas por mim e minha família, pois somente no quarteirão que morávamos existiam uns 12 centros de massagem Thai a um preço bem barato, em torno de R$ 15 a hora. Inimaginável. O respeito, agora, é imenso a todas as formas de massagens terapêuticas.

Então, na cultura latina, massagem ganhou outras lamentáveis conotações. Percebe como há vergonha comum em todos os profissionais massagistas, que precisam explicar o que deveria ser algo conhecido? Lamentável.

– Qual sua profissão?
– Sou massagista.. e sempre vem com uma descrição do tipo de massagem, uma negação implícita sobre a prostituição ou algo do gênero. (Não entenda isto ser crítica ou menosprezo a quem pratica a massagem erótica ou prostituição – nunca faria isto, mas apenas quero mostrar a visão que percebi em muitos profissionais massagistas, o foco na ótica de quem sofre com tais vergonhas, por sua única e exclusiva responsabilidade).

Terapeutas holísticos sofrem de algo parecido, mas com menor tangibilidade do que os massagistas, especificamente, que também fazem parte, de certa forma, do Holismo. Possuem vergonhas ao dizerem que são terapeutas holísticos, pois temem serem confundidos com os maus profissionais, charlatães. Alguns chegam a confundir profissionais holísticos com desocupados, com vigaristas, lamentavelmente. A maioria dos terapeutas possui algum grau de vergonha. Isto é em linhas gerais, volto a repetir.

Quando vejo charlatães (muito fáceis de se descobrir para quem é um profissional holístico que preza pela seriedade, e parecem que deixam um rastro e levam em si um sinal que os identificam como tal) se dizendo terapeutas holísticos, e penso que seja um “colega” de profissão, me sinto chateado com isto. Alguns destes péssimos profissionais até mudam seus nomes, inventam alcunhas, se envolvem com clientes de todas as formas que a ética nem consegue ser mencionada ou referida. Como não há como lutar contra isto, e aprendi que os incomodados que se mudem, bem coerente em situações como estas, foi o que fiz: me mudei. E tudo correu muito melhor, desde então.

Atualmente não me identifico como terapeuta holístico, mas como alguém que exerce outra atividade – algo mais específico e com uma proposta clara e um objetivo definido. O cliente sabe o que entregarei a ele e se propõe a pagar pelo que irá receber. Minha preocupação é entregar mais do que o esperado, surpreendendo-o. Bem verdade que o fato de eu ter desenvolvido as minhas próprias técnicas de mapeamento energético permitiram mais facilmente esta migração. Mesmo com as técnicas convencionais é possível criar um segmento no qual permita você se distanciar do pior que o mercado oferece. Pense nisto. Destaque-se merecidamente e saia da zona “decaída” das terapias holísticas. O futuro bom do Holismo só ocorrerá se assim for. Muitos nichos, sérios, éticos e profissionais envolvidos em suor e lágrimas a lutarem pelos seus clientes e sua própria realização como pessoa e trabalhador. (...)"


Texto na íntegra: https://www.mentenova.org/sucesso-no-holismo-profissional/


Cruzar-me com o texto deste colega foi refrescante. 

É bastante grande, por isso optei por partilhar apenas um trecho e quem tiver interesse de o ler completo é seguir o link acima.

As palavras deste colega eu já as escrevi de uma forma ou de outra em diversos posts. Por vezes sinto-me na escola novamente: a escrever 4 ou 5 vezes a mesma coisa no teste, mas de forma diferente... Ehehehehe. 

O trecho que seleccionei ressoou a sua importância por ter sido escrito por um homem! Deu-me alento! Talvez a sua linguagem seja mais compreensível para alguns dos que me lêem... 


Talvez comecem a compreender que essa Ansiedade que sentem, advém do Desequilíbrio onde Escolhem Estar

O Caminho é árduo, mas exequível!

É hoje que dá o 1o passo para a sua Transformação Pessoal?


Relacionados:


https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2021/08/sobre-libido.html

https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2021/06/viagem-do-meu-cliente-ideal-esboco.html

https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2021/06/perdido.html

https://llianeholisticmassage.blogspot.com/2021/05/a-energia-da-mula.html




Sem comentários:

Enviar um comentário