De acordo com o Mestre Choa Kok Sui, na Ciência Médica Chinesa antiga há cinco níveis de habilidades de cura. A primeira é tuena. O terapeuta usa suas mãos para massagear. Isso é também chamado de acupressura. Este é o primeiro nível.
No segundo nível o curador médico usa ervas e algumas vezes produtos animais e minerais para curar o paciente. No terceiro nível o terapeuta usa acupuntura e moxabustão. No quarto nível o terapeuta pratica acupuntura com projeção de energia chi dentro das agulhas, meridianos e órgãos internos. Este é um nível mais alto de habilidade de cura e que requeria anos adicionais de treinamento e prática na China antiga. O quinto nível requer a mais alta habilidade de cura que é projetar energia chi sem o uso de agulhas ou o contato físico. A energia chi é projetada próxima ou à distância, de um continente para outro por exemplo. Na China e na Índia antigas a técnica de projetar energia chi perto ou à distância sem ficar exaurido tem sido um segredo cuidadosamente guardado.
A projeção de energia chi sem contato físico é chamada de Chi Kung Médico e divide-se em duas escolas, a Escola Interna e a Escola Externa. A Escola Interna de Chi Kung Médico é a mais popular. São necessários muitos anos de prática para desenvolver uma quantidade substancial de energia chi. O uso da própria energia chi Interna para curar pacientes é cansativo e exaustivo, e é por isso que os médicos chineses só têm permissão para curar dois ou três pacientes por dia usando este método.
A Escola Externa de Chi Kung Médico é a escola menos popular e é quase desconhecia do público. Esta escola usa a energia chi do ar e da terra, e a direciona para o paciente para cura. A Escola Externa de Chi Kung é superior à Escola Interna. O uso de chi kung externo médico não é exaustivo nem cansativo para o praticante. Um bom mestre de Chi Kung Médico Externo pode curar de 20 a 30 pacientes por dia.
De acordo com Master Choa Kok Sui a Escola Interna de Chi Kung Médico e a Escola Externa de Chi Kung Médico são na verdade dois lados de uma mesma moeda. Para tornar-se um bom terapeuta usando o chi externo, deve-se ter uma certa quantidade de poder interno, o que felizmente a maioria das pessoas possui. Quanto maior o poder de chi interno, maior a capacidade de absorver e projetar energia chi para o paciente. O poder do chi interno pode ser desenvolvido através da meditação. A ativação do chakra da coroa ou bai hui (ponto de encontro dos 100 caminhos) é muito importante. Por isto é altamente recomendado praticar a Meditação dos Dois Corações (Meditação para Paz e Iluminação), já que este é um dos modos mais rápidos de ativar o chakra da coroa.
A prática de exercícios físicos do ioga e exercícios respiratórios é também muito útil já que eles aumentarão o poder de cura. Para tornar-se ainda mais poderoso é aconselhável praticar a Ioga Arhática ou outras meditações.
O Chi Kung Externo ensinado pelo Mestre Choa Kok Sui é muito revolucionário. É fácil de aprender e praticar. Ele usa também os pontos de acupuntura, mas não os pontos comuns da acupuntura. São usados 11 pontos principais da acupuntura chamados ta xue lun (ta é traduzido como “grande”, xue como “ponto de acupuntura”; e lun “roda que gira”). Também usa pontos semi-principais de acupuntura chamados xiao xue lun (xiao é traduzido como pequenos).
Como os estudantes de Chi Kung Médico Externo não precisam aprender centenas de pontos de acupuntura mas, ao contrário, apenas alguns pontos principais e semi-principais, o aprendizado é mais rápido e fácil.
Em tempos antigos houve grandes trocas científicas e culturais entre China e Índia. Na Índia, o Chi Kung Médico Externo é agora chamado de Cura Prânica. Os pontos principais de acupuntura são chamados de chakras, e os pontos semi-principais são chamados de chakras menores. Master Choa Kok Sui tem ensinado a Escola de Cura do Chi Kung Médico Externo para o ocidente e para outras partes do mundo sob o nome de Cura Prânica. A Cura Prânica, em sua forma atual, tem sido rigorosamente, sistemática e cientifica-mente ensinada, revelada, e desenvolvida globalmente por Master Choa Kok Sui. Centenas de milhares de estudantes têm aprendido a realizar a terapia prânica e milhões de pacientes têm sido curados ou aliviados.
O livro de Cura Prânica de MCKS foi traduzido para o chinês no inicio da década de 1990. Com base na interação de MCKS com o Mestre Chi Kung de Taiwan e muitos anos mais tarde com um líder da Associação Médica de Chi Kung Médico de Beijing, deve-se afirmar que o chi kung médico não tem as Sete Técnicas Básicas contidas na Cura Prânica Moderna. Não havia o conceito de energia doente, isso não é claro na mente dos praticantes de chi kung médico. Além disso, eles não usam pranas coloridos ou energia chi colorida para curar. Espera-se que a maioria dos praticantes do chi kung médico mudem, deixando de usar sua própria energia chi para usar a energia chi externa ou energia prânica do entorno quando estiveram curando.
http://www.curapranica.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário